Embora o verão já tenha começado há um tempo significativo, nunca é tarde para aproveitar o calor.
Em Curitiba, grande parte do Paraná que opta pela praia ou quem foi visitar a capital paranaense, pode curtir o recesso para conhecer vários parques, jardins e praças. Além do mais, você conta com uma ótima vista e recepção em toda parte da cidade.
Se você quer saber mais sobre isso, continue a leitura e conheça dicas de como aproveitar o verão em Curitiba.
1. Trilha dos parques
O que não falta em Curitiba são os parques 2 pontos Tingui, Jardim Botânico, Tinguá, Lagoa Azul, Bosque do Papa, Passaúna são os mais buscados por pessoas que gostam de fazer exercícios físicos, quem quer fazer um piquenique com amigos e familiares.
Ainda que alguns lugares sejam bastante movimentados, existem também espaços tranquilos, onde é possível desfrutar de um clima romântico ou práticas mais calmas como yoga, ponto de ônibus e ainda é capaz de se hidratar com diversas barracas de água de coco, caldo de cana bastante buscados nesse período do ano.
Dirigidas pela secretaria municipal de agricultura e Abastecimento (Smab), diversas feiras ficam ainda mais requisitadas no período do verão por encerrar mais tarde. Quem quiser pode se deleitar com diversas comidas típicas de diferentes partes: bolinho acarajé, bacalhau, pierog, crepe francês, sushis, bolinho de bacalhau, empanadas chilenas.
Quinta á sábado, acontece e feiras gastronômicas Cristo Rei, Capão Raso, por essa ordem. Já as feiras noturnas que possuem uma banca de Hortifrutigranjeiro que acontece de terça a sexta, acrescentam nove pontos como a felicidade às terças, abacaxi, quarta, às da água às quintas, Praça Ucrânia e no Bigorrilho às sextas.
2. Cerveja Artesanal
Uma excelente dica para aproveitar o verão em Curitiba e para um bom apreciador de cerveja, um programa indispensável é o Curitibéra.
O Estatuto Cervejeiro da Grande Curitiba é gerido pelo Instituto Municipal de Turismo e conceituado como a capital nacional da cerveja artesanal. Curitiba e arredores abrangem a maior produção brasileira com cerca de 33 cervejarias e 400 mil litros mensais.
Aos sábados, a indústria da Bodebrown, no Hauer, é cercada por foodtrucks e se tornou um envolvimento excursionista para apreciar variados tipos de cerveja. Para ter uma base, a marca produz 36,7 mil litros mensais e 56 tipos de fermentados.
Agora no Boqueirão, é possível ir na Swamp Brewing, pequena cervejaria que opera entre 12 horas e 19 horas.
Finalmente, tem a Gauden Bier. Santa Felicidade tem um circuito pela fábrica às sextas às 16 horas e aos sábados às 10 horas, o valor é de 15 por pessoa, incluindo degustação, porém é necessário agendamento antecipado.
3. Feira no centro histórico
O centro histórico abrange largas praças, museus, espaços culturais, galeria de arte, igreja e casarões bem preservados e variadas opções gastronômicas, bares e casas noturnas localizadas nas ruas Trajano Reis e São Francisco são pontos altos.
Ao mesmo tempo em que a Feira do Largo da Ordem, localizada na praça Garibaldi é um passeio essencial e popular nas manhãs de domingo.
O Memorial de Curitiba, a Casa Romaria e Martins, o Solar do Barão, o Solar do Rosário, o Museu Paranaense, são algumas amostras dos espaços culturais que se passam em cada canto da região.
Há também templos de diversas religiões que podem ser frequentados, um exemplo é a Igreja da Ordem que é a mais velha seguindo as: Igreja do Rosário, Igreja Presbiteriana Independente, Catedral Basílica menor, Templo Hare Krishna e a Mesquita Imam Ali Ibn Adi Taiin.
4. Linha de Turismo
Para quem é visitante, e não quer abrir mão de aproveitar o verão em Curitiba, a linha turismo Curitiba envolve quase todos os cartões postais da cidade.
Com o valor de 45 reais por pessoa, o transporte passa a cada 30 minutos e movimenta-se a cerca de 45 quilômetros. São duas horas e meia do tempo percorrido sem descer nos pontos de parada.
Embarcando o indivíduo compra a cartela com cinco vales e tem direito a um reembarque. Ainda, tem instruções sobre pontos em vários idiomas como português, espanhol e inglês, mais um mapa com informações do roteiro.
São 20 locais de parada como:
- Santa Felicidade;
- Parque Untui;
- Parque Barigui;
- Memorial Ucrsniani;
- Ópera de Arame;
- Porta Italiano;
- Parque São Lourenço;
- Bosque Alemão;
- Universidade Livre do meio ambiente;
- Museu Oscar Niemeyer;
- Paço da Liberdade;
- Torre Panorâmica e Setor Histórico;
- Memorial Arabe;
- Mercado Municipal;
- Teatro Guaíra;
- Universidade Federal do Paraná;
- Teatro Paiol;
- Museu Ferroviário;
- Rua 24 horas;
- Praça Tiradentes
5. Se é verão, a água te chama!
Se você quer aproveitar o verão em Curitiba, mas está procurando outras opções que não envolvam a praia, nós te damos a solução!
Uma boa opção é o Campo Largo, onde você encontra o Salto Boa vista. Fica centralizado na Chácara e Recanto Morro Três Barras. A localidade conta com 38 metros de queda d’água, tornando-se a maior cachoeira da região. E o melhor, possui encontro pela Estrada Cerne, 34km.
Além disso, para continuar se encantando com o litoral paranaense ou se deseja dar uma passada por lá, é possível encontrar variados rios como atração. Entre eles, o Rio Nunes se destaca. Fica localizado no distrito de Cacatu e possui águas relaxantes e cristalinas.
Para aproveitar ainda mais o seu verão, fica disponível: churrasqueiras, vestiário, lanchonetes e bares. Incrível, não é mesmo?
E não para por aí! Um dos locais mais encantadores e sem muita fama do município, portanto, é o Bairro Alto. Lá, você conta com rios, cachoeiras e muita vegetação.
Quem gosta de nadar, não pode deixar de conhecer a antiga Usina Cotia. Aproveitando ainda mais, você pode fazer diversas trilhas, incluindo a da Conceição, que já fez ligamento entre a localidade a Apaí/São Paulo.
Conclusão
Viu só? É muito fácil saber como aproveitar o verão em Curitiba. Basta se informar bem e procurar pelos locais que mais te agradam e fazem o seu estilo. Tem opções para todo mundo de qualquer idade.
Se você gostou de nossas dicas, acompanhe o blog da Especiale Imóveis e fique bem informado, garantindo o seu verão! Ainda é possível encontrar dicas de imóveis para alugar nas férias e veranear com estilo! Até a próxima!
- Artigo Anterior Primavera em Curitiba: como desfrutar da estação?
- Próximo Artigo Jardim Social: história, cultura e vida cotidiana