Antes mesmo de se mudar ou comprar uma nova casa, é importante levar em consideração alguns elementos. Dentre eles estão a vizinhança, o posicionamento do imóvel em relação ao bairro e, também, se ele é, ou não, arborizado. Por meio dessas dicas, você conseguirá escolher o melhor bairro para morar em Curitiba.
A verdade é que a cidade é muito bonita e aconchegante. Todos que vão morar na região se sentem extremamente acolhidos pela população e não querem mais sair. Ainda assim, fique atento aos detalhes para conseguir encontrar o que há de melhor para você.
Mas, afinal, o que caracteriza um bairro bom para morar?
Muitas pessoas devem estar se perguntando o que significa um “bairro bom para morar”, porque as características podem ser bem subjetivas. Ainda assim, existem pontos em comum que podem agradar a todos os tipos de moradores, desde os mais reclusos até os que amam sair para conhecer a cidade.
Se você está pensando em escolher o melhor bairro para morar em Curitiba, lembre-se de revisar quais são as suas preferências. É por meio de uma definição que você conseguirá definir um ponto de partida para selecionar a melhor localização. Tenha em mente se prefere uma zona mais movimentada ou pacata.
Além disso, também é importante ficar atento à disposição das conveniências. De nada adianta escolher uma casa ou um apartamento e simplesmente morar longe de padarias, supermercados e shoppings. Sempre que a necessidade surgir, você precisará se deslocar por longos quilômetros de carro, o que pode incomodar.
Para escolher o melhor bairro para morar em Curitiba, você também precisa ficar atento às prioridades do dia a dia. Se você se mudou para a cidade com o intuito de trabalhar, então não deixe de escolher um imóvel que fique próximo ao local. Assim, as chances de chegar atrasado são bem menores.
Segurança
Um dos principais pontos para definir qual a melhor localização para morar, com toda a certeza, é a segurança. Para quem passa boa parte do tempo fora de casa, seja para trabalhar ou para estudar, o ideal é buscar por ambientes que tenham uma segurança reforçada, com guardas à disposição ou com menos índices de criminalidade.
Se você está buscando o melhor bairro para morar em Curitiba, existem alguns que podem se adequar àquelas pessoas que desejam se manter seguras. O primeiro deles é o bairro Juvevê, com um grande número de casas e condomínios de médio e alto padrão. O ambiente é bastante tranquilo e com ruas arborizadas.
O bairro Cristo Rei também não fica para trás quando o assunto é segurança. É muito comum encontrar, em algumas ruas, muitos moradores reunidos nas calçadas para conversar, principalmente porque os índices de criminalidade são extremamente baixos na região.
Para fechar a lista de bairros mais seguros dentre os melhores bairros para morar em Curitiba, ainda podemos mencionar o Seminário. Ele fica localizado na região sul da capital e tem muitas casas e condomínios fechados. O local é bastante tranquilo e conta com praças e muita atividade noturna.
Para quem gosta do verde
Quem não gosta de uma boa natureza ao redor da casa ou apartamento, não é mesmo? O verde nos traz paz e uma sensação de acolhimento. É por isso que não pode faltar uma boa área arborizada em Curitiba, principalmente para aquelas pessoas que gostam de dar uma boa caminhada ao longo do dia e aproveitar o ar puro.
Para quem está procurando o melhor bairro para morar em Curitiba, a Vila Izabel pode se mostrar uma das melhores opções. Além de ser uma área cercada de verde, ela ainda oferece muita segurança, lazer e ambientes para a realização de atividades físicas a qualquer momento do dia.
O bairro Jardim Social também é uma opção incrível. Ele fica localizado na zona leste da cidade e tem predominância residencial. São muitas as opções de comércio e serviços em suas vias principais. O local é perfeito para quem quer uma vida mais calma e, ao mesmo tempo, não quer ficar longe do centro.
O Bigorrilho também pode ser considerado um dos melhores bairros para morar em Curitiba, principalmente porque é visto como um dos mais seguros e mais arborizados da região. Ele tem largas avenidas e alamedas, além de apresentar um clima residencial bastante agradável.
Conforto
Conforto é uma palavra de ordem na hora de escolher uma nova casa ou apartamento, afinal, a sua residência é o ambiente para onde irá voltar após um longo dia de trabalho e/ou estudos. Sendo assim, quem não gostaria de ter um bairro calmo e tranquilo para morar?
Para quem deseja um bairro com muita paz e tranquilidade, sem grandes ruídos de construção e carros passando pelas ruas, o Jardim das Américas é a melhor opção. A região tem muitas plantas e é muito procurada por famílias que gostam de calmaria.
O bairro Portão também é uma boa opção, visto que mescla a presença de estudantes, aposentados e profissionais. Além disso, você não terá dificuldade para se locomover e ainda poderá aproveitar opções comerciais para não precisar sair de casa e ter que dirigir ou andar muitos quilômetros.
Lazer
Para finalizar as características que definem um bom bairro para morar, é importante que ele disponha de boas opções de lazer. Ao longo das semanas, costumamos trabalhar muito e ficamos cansados. Então, quando chega o final de semana, o que queremos é relaxar, seja em um parque ou, até mesmo, no shopping.
Um dos bairros que mais se destaca pelas opções de lazer é o Mercês. Ele é muito conhecido por sua paróquia de Nossa Senhora das Mercês e conta com outros atrativos como a Torre Panorâmica e a Praça 29 de Março.
O Batel também é considerado uma excelente opção para morar em Curitiba com relação ao número de atrações. Possui muitas opções de lazer e cultura, tanto para os moradores quanto para os turistas. Sua área de bosque é bastante ampla e possui o Memorial de Imigração Italiana.
Após a leitura deste artigo fica muito mais fácil descobrir qual é o bairro mais adequado para você e sua família, não é mesmo? Então, agora você pode entrar no nosso site e filtrar os imóveis por região a fim de fazer uma escolha muito mais rápida e assertiva. Acesse o site da Especiale Imóveis e encontre as melhores casas e apartamentos, para aluguel ou venda, em Curitiba.
- Artigo Anterior Primavera em Curitiba: como desfrutar da estação?
- Próximo Artigo Jardim Social: história, cultura e vida cotidiana