A primavera em Curitiba é caracterizada por um período de grande oscilação de temperaturas. Em alguns dias, o termômetro apresenta 28°C e, em outros, pode não chegar a 12°C. Essa instabilidade ocorre devido ao deslocamento de frentes frias e quentes pelo céu curitibano. Mesmo assim, a cidade continua charmosa durante a estação.
O Horto Municipal do Guabirotuba é o responsável por fornecer as espécies e cores das flores da primavera em Curitiba. Diversos pontos turísticos da cidade recebem petúnias e bocas-de-leão. A tonalidade rosa das flores que enfeitam a cidade remetem ao Outubro Rosa, a campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
Com isso, os parques, praças, avenidas, Ruas da Cidadania e canteiros ganham o colorido das flores e se tornam atração para moradores e visitantes. Confira 5 lugares para visitar na primavera em Curitiba.
1. Rua XV de Novembro
A Rua XV de Novembro possui canteiros por toda a extensão do calçadão, conhecida como a Rua das Flores. Essa foi a primeira grande via pública a se tornar exclusiva para pedestres do Brasil e reúne prédios históricos, bares, restaurantes e lojas comerciais de vários segmentos. Aproveite para curtir um passeio pela Rua das Flores e ainda levar um pouco da primavera curitibana para a sua casa.
2. Feirinhas de Primavera
Não é primavera em Curitiba se não tiver as famosas feirinhas na Praça Osório e na Santos Andrade, uma em cada ponta do calçadão florido da Rua XV de Novembro. As barraquinhas apresentam comidas típicas de diversas regiões do país e artesanatos.
- Praça Osório: Segunda à sábado 10h às 21h. Domingo das 14:30h até 19:30h.
- Praça Santos Andrade: Segunda à sábado 10h às 20h. Domingo das 14:30h até 18:00h.
3. Parque Barigui
O Parque Barigui é um dos pontos turísticos mais frequentados e, durante a primavera em Curitiba, não é diferente. A flora do local é extremamente rica, fazendo com que vassourões-brancos, bromélias, orquídeas e mirtas se tornem atração dos visitantes.
A caminhada ao redor do lago do parque tem 3,28 quilômetros e, além das árvores floridas, você também pode aproveitar o passeio para encontrar as famosas capivaras do Barigui. Com as temperaturas um pouco mais altas que no inverno, os bichinhos voltam a fazer parte da paisagem do parque, principalmente nos dias ensolarados.
4. Jardins de Mel
A primavera é a estação de polinização das flores. As abelhas nativas são responsáveis pela polinização de 90% das plantas brasileiras e, durante a estação, as abelhas colhem néctares, polinizam flores e produzem mel em um ritmo mais acelerado. Ou seja, elas são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema.
Com origem nos meliponários do Museu de História Natural Capão da Imbuia, os Jardins de Mel vêm se expandido pelas áreas verdes do Município de Curitiba. Já são mais de 56 locais na cidade com caixas que abrigam colônias de abelhas sociais nativas sem ferrão, que podem ser visitados pelo público, como o próprio Museu de História Natural Capão da Imbuia, o Zoológico Municipal de Curitiba, o Passeio Público, o Parque Barigui, o Bosque Reinhard Maack, o Jardim Botânico, além de hortas comunitárias e escolas da Rede Municipal de Ensino.
5. Jardim Botânico
Durante a primavera em Curitiba, o Jardim Botânico apresenta o colorido das flores de maneira única e inspiradora. Os tapetes de flores, as árvores e a estufa florescem e criam uma paisagem encantadora.
O Jardim Botânico recebeu 70 mil mudas de petúnias em tons de rosa e também chama a atenção pelo passeio no Jardim das Sensações, uma trilha de 200 metros com plantas e flores que podem ser tocadas, cheiradas e observadas de pertinho.
- Artigo Anterior Setembro amarelo: como você pode ajudar?
- Próximo Artigo Como o turismo em Curitiba impulsiona o mercado imobiliário?