O bairro Jardim Social é um dos lugares mais charmosos e tradicionais da cidade de Curitiba.
Conhecido por sua qualidade de vida exemplar, casas e condomínios, além das áreas verdes, o Jardim Social oferece uma combinação única de tranquilidade e conveniência.
Entenda mais os pontos que fazem deste bairro um lugar singular para viver aqui no blog da Especiale.
Qual a história do bairro Jardim Social?
O Jardim Social teve um grande crescimento a partir da década de 1950, quando passou a ser planejado como um bairro residencial de alto padrão.
Originalmente, a área era composta por grandes chácaras e chamado de “Morro do Querosene”, porém, com passar do tempo, as propriedades foram loteadas e substituídas por elegantes residências e edifícios.
Hoje, o bairro é um exemplo de urbanização bem-sucedida, tomado principalmente por mansões e condomínios fechados. Além disso, vale citar que é um dos m² mais valorizados da capital do Paraná.
Como é a cultura local? Descubra!
Arquitetura e paisagismo
O Jardim Social é famoso por suas belas ruas arborizadas e jardins bem cuidados.
As casas, sejam elas de rua ou dentro de condomínios, abrangem diferentes estilos arquitetônicos, desde construções clássicas até modernas.
Ou seja, o local pode agradar desde os moradores que preferem um estilo mais desconstruído, como também aqueles que não abrem mão do tradicional.
Lazer e entretenimento
O bairro oferece diversas opções de lazer e entretenimento para todas as idades: você encontra o Bosque de Portugal ou a Praça Villa Lobos, ideais para praticar exercícios físicos, encontrar amigos, levar as crianças para passear ou apenas tomar um sol.
Além disso, o Jardim Social possui uma série de cafés, restaurantes e lojas que tornam o dia a dia mais agradável e dinâmico.
Alguns dos nomes mais tradicionais de Curitiba incluem a Família Farinha, padaria e delicatessen para quem ama um bom cafézinho, além da Churrascaria Recanto Gaúcho bem próxima do bairro, ótima para desfrutar de um bom corte de carne especial.
Serviços e educação
Os moradores locais possuem a proximidade de dois mercados: Festval e Bella Villa Jardim Social. Ambos são ótimos para encontrar frutas, legumes e iguarias.
Quando falamos de escolas, temos opções particulares ou públicas: o CEI Anjo Pequenino tem foco em educação infantil, já a Escola Estadual Nossa Senhora da Salete, abrange mais idades.
Caso aconteça uma emergência, não se preocupe: o Hospital das Nações está aberto 24h.
Segurança
A segurança é uma prioridade no Jardim Social: o bairro é conhecido por ser uma área tranquila, com baixa incidência de criminalidade.
O Jardim Social é um bairro que combina o melhor da história, cultura e modernidade na cidade de Curitiba.
Com sua arquitetura charmosa e áreas verdes, é um lugar ideal para quem busca qualidade de vida e um ambiente acolhedor.
- Artigo Anterior Primavera em Curitiba: como desfrutar da estação?
- Próximo Artigo Vida de bairro: por que Cabral é ideal para famílias