O Setembro Amarelo é uma campanha global dedicada à conscientização e prevenção ao suicídio, uma questão de saúde pública que afeta milhões de pessoas no mundo todo.
No Brasil, a campanha tem como foco a importância do diálogo aberto e do acesso à ajuda profissional, além da rede de apoio de familiares e amigos.
Organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), esse movimento busca alertar a sociedade sobre os sinais de alerta, apoiar quem sofre de problemas emocionais e promover ações que contribuam para a saúde mental.
Como você pode ajudar?
E o que você pode fazer no seu dia a dia para auxiliar pessoas em condições de vulnerabilidade?
A prevenção ao suicídio passa por ações que podem ser consideradas pequenas, mas que fazem total diferença. Confira algumas delas abaixo:
Quebrar o silêncio
A maioria dos indivíduos evita falar sobre o tema por medo do desconhecido, mas, abrir espaço para o diálogo é essencial.
Por isso, um dos primeiros passos é escutar sem julgamento e oferecer apoio para quem está passando por dificuldades.
Portanto, se algum amigo ou familiar já te chamou para conversar e você negligenciou isso, talvez seja a hora de retomar o contato e observar os detalhes – confira abaixo quais são eles.
Identificar os sinais
Alguns sintomas podem indicar que alguém está precisando de ajuda, como:
- Mudanças bruscas de comportamento,
- Isolamento,
- Tristeza prolongada,
- Conversas sobre temáticas mórbidas,
- Desinteresse por atividades que antes eram prazerosas.
Você lembrou de alguém ao ler esses sinais acima? Ou, identificou muitos deles em você mesmo? É a hora de procurar, ou, ser a ajuda!
Buscar ou auxiliar em ajuda profissional
Se você acredita que você, ou, aquela pessoa amada está precisando de apoio, não deixe de recorrer a psicólogos e psiquiatras, que são apoio profissionais e fundamentais para auxiliar cada condição em específico.
Além disso, o Centro de Valorização da Vida (CVV), é outra solução, disponível pelo telefone 188 com suporte gratuito 24 horas por dia.
Como atuar ativamente na prevenção?
Além de todos os pontos citados acima, a prevenção também envolve ambientes que promovam o bem-estar e a saúde mental.
Por isso, não deixe de incentivar momentos de lazer, manter hábitos saudáveis e estimular conversas abertas sobre os desafios emocionais em seu meio de convivência.
Essas são práticas que podem ser adotadas tanto no dia a dia pessoal, quanto no ambiente de trabalho, com impacto muito mais relevante do que imagina.
Conte com a Especiale Imóveis!
A Especiale Imóveis entende a importância de cuidar não apenas dos espaços físicos, mas também do bem-estar emocional das pessoas que os habitam.
Acreditamos que um ambiente acolhedor e saudável faz toda a diferença na qualidade de vida das famílias e comunidade.
Por isso, apoiamos o Setembro Amarelo como forma de conscientização sobre a importância da saúde mental e que, juntos, podemos construir uma sociedade mais aberta ao diálogo e à prevenção.
Aqui, estamos comprometidos em promover espaços que inspirem conforto, segurança e qualidade de vida, reconhecendo que a saúde mental é fundamental para viver bem.
Mais do que vender imóveis, nos preocupamos em construir lares e ambientes que contribuam para o equilíbrio emocional de quem vive neles.
Se você, ou alguém que conhece está precisando de ajuda, o CVV está à disposição para prestar apoio emocional através do telefone 188, de forma gratuita e confidencial. Seja você a diferença!
- Artigo Anterior Como o turismo em Curitiba impulsiona o mercado imobiliário?
- Próximo Artigo Primavera em Curitiba: como desfrutar da estação?