Seguro fiança locatícia: entenda como funciona

Quando você vai alugar um imóvel precisa de tempo e um bom planejamento. Começando pela pesquisa, depois a mudança, passando pela decoração da futura casa, entre outros.

O fiador também é outro pensamento que entra no processo de aluguel. No entanto, você já pensou no seguro fiança?

Essa pode ser uma excelente opção para o fiador, veja por quê: refere-se a um valor pago pelo inquilino que tem como objetivo cobrir potenciais inadimplências ou problemas com o imóvel.

É uma quantia que pode ser parcelada, por até um ano e pode ser uma boa opção para o locatário. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

O que é e como funciona o seguro fiança locatícia?

O seguro fiança é muito comum em contratos de aluguel e significa uma forma de garantia para o dono do imóvel, o que inviabiliza outras modalidades de proteção, por exemplo, a caução.

Para entendermos melhor o que é seguro fiança e como funciona, devemos entrar em alguns detalhes do acordo, como a vigência, funcionamento e cobertura, entenda:

  • Vigência: pode durar em todo o período de locação. Conforme o que esteja estipulado no contrato, pode ser renovado automaticamente;
  • Funcionamento: lembra outros tipos de seguro, como de automóvel que, normalmente, possuem a mesma estrutura. No entanto, quando trata-se de imóveis, o inquilino é quem contrata e o locador é que fica como assegurado;
  • Cobertura: o valor total deste contrato se relaciona com o preço do aluguel. Contudo, existem outros aspectos que podem ser incluídos como a taxa de condomínio, contas de água, luz e IPTU etc.

Em contextos que o seguro precisa ser usado, o proprietário irá entrar em contato com a seguradora, após ter tido algum tipo de atraso ou falta de pagamento.

Caso o fato seja confirmado, a seguradora pagará o valor atrasado. Todavia, se a situação não for regularizada pelo locatário, será necessário entrar com ações judiciais.

Qual o valor a ser pago?

De forma geral não há um valor fixo a ser pago pelo seguro fiança locatícia. Todo o cálculo depende do que está incluído nas coberturas na apólice. Dessa forma, quanto maior for o desejo do inquilino, maior será o valor.

Nos dias atuais, a média do mercado do seguro fiança está em torno de uma a duas vezes. O valor do aluguel, no entanto, é um montante que pode ser parcelado pelo inquilino.

Vale ressaltar, ainda, que a abrangência da cobertura pode ser negociada entre o proprietário inquilino, com a finalidade de tornar o custo mais viável.

Para aproveitar isso da melhor forma, sempre busque seguradoras mais conhecidas no mercado. Assim você entenderá os diferenciais, analisará a qualidade do atendimento e até mesmo o grau de conhecimento no ramo.

Se esse estiver nos seus planos, faça um benchmarking com outras empresas e analise quais são as seguradoras escolhidas por elas. Isso é interessante para tirar suas dúvidas e escolher aquela que mais se encaixa a sua as suas expectativas.

Como contratar o seguro fiança?

Existem duas opções para contratar o seguro fiança, a primeira delas consiste em um tipo de acordo feito entre o proprietário e o inquilino de entregar a documentação necessária para a seguradora formular o contrato.

Contudo, existem algumas exigências comuns em grande parte delas onde será cobrado:

  • Comprovante de renda;
  • Cópia de declaração de imposto de renda;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de identidade (RG e CPF)

Vale ressaltar que tudo isso vai depender de empresa para empresa.

É importante saber que o seguro fiança é recomendado para as pessoas que pretendem cobrir a locação de diferentes imóveis, sejam residenciais ou comerciais. No entanto, existem alguns tipos de locação que não são aplicados a essa garantia, como espaços alugados para os hotéis, estacionamentos, entre outros.

De forma geral, é um tipo de seguro ideal, sobretudo, para quem deseja ter a tranquilidade de está seguro que irá ser pago pelas obrigações mensais relacionadas aos valores. Além disso, é ideal para inquilinos que querem contar com os procedimentos menos burocráticos.

Quais são as vantagens do seguro fiança?

Após saber todas as informações necessárias sobre o seguro fiança, é importante também entender quais são as vantagens de contratá-lo, seja para o inquilino ou proprietário. Veja!

O inquilino não é constrangido

Se pensarmos bem, um dos principais benefícios para o inquilino é a questão de que ele estará livre de constrangimentos. Isso porque em casos que ele necessita de fiador, há a oportunidade de buscar por pessoas que se encaixam nas exigências da imobiliária

Além de que é necessário conversar com essas pessoas, explicando como funciona essa situação, de forma que será necessário ter confiança em oferecer o nome como garantia para que o inquilino alugue o imóvel.

Nesse contexto, o seguro fiança é destacado, já que os únicos envolvidos serão as pessoas que estão interessadas no procedimento inquilino e proprietário).

As pessoas que alugarem futuramente irão receber fichas cadastrais para preenchimento das informações precisas, como endereço, aluguel e também informar quais  são os valores relacionados.

Segurança garantida ao proprietário

De acordo com o que mencionamos, o seguro fiança é uma garantia de segurança ao proprietário de que os pagamentos que envolvem o seu imóvel serão realizados.

Principalmente em períodos mais complicados, contar com a garantia de que todos os encargos serão pagos regularmente, é uma contribuição significativa para que o dono do imóvel faça compromissos com aquela quantia, sem imprevistos desagradáveis.

Assistência 24 horas

Não é apenas a garantia ao proprietário que facilita a imobiliária conseguir alugar imóveis. Também existe o fato do oferecimento de ganhos no cotidiano do inquilino, como a assistência 24 horas. Com isso, existe a possibilidade de realizar reparos emergenciais, solicitando atendimentos pré estabelecidos em contrato.

Também é possibilitado a solicitação de um chamado a qualquer dia e horário da semana. Sendo assim, o recomendado é levar a orientação para o inquilino tirar suas dúvidas com a seguradora, entender as condições e analisar quais são as possibilidades que ele poderá aproveitar ao longo do contrato.

Gostou desse conteúdo? Continue navegando no nosso blog para ter mais informações sobre aluguéis de imóveis.