Que Curitiba é uma cidade linda, não é novidade para ninguém. A presença de muitas áreas verdes distribuídas em praças, parques em seus bairros, dão uma vida natural à região.
No entanto, é possível encontrar diversas ruas, edifícios, mansões do século XIX, construções art-deco, ecléticos, neogóticos e modernistas que contribuem para a ampla diversidade e beleza do local.
Para avaliarmos melhor essas características únicas, elaboramos este conteúdo com 10 curiosidades sobre Curitiba. Se você pensa em conhecer melhor a cidade, nos acompanhe a partir de agora e se encante!
1. De onde surgiu o nome Curitiba?
Para começarmos com a nossa lista de peculiaridades, desde seu nome, Curitiba já carrega uma grande história. Seu nome inicial foi Vila da Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, representando o nome da padroeira da cidade. Somente em 1721 que surgiu o nome Curitiba.
Sua origem é Guarani e possui significado indígena que é “grande quantidade de pinheiros, pinheirais”. Isso porque no passado, onde hoje é Curitiba, havia uma enorme quantidade de Pinheiros e essa característica originou o seu nome.
2. Curitiba possui o clima mais frio, entre todas as capitais
Se você ouviu um curitibano afirmando que Curitiba é a capital mais fria, não duvide, porque, geograficamente falando, isso é verdade. A explicação que se dá é que por conta da distância de trópicos, a incidência de raios solares diminui na cidade durante o inverno. Além disso, as temperaturas são influenciadas pela altitude.
3. O jacaré do parque
Existe quase uma lenda que rodeia a ideia de que um jacaré vivia no Parque de Barigui, um dos mais conhecidos da cidade. É quase uma lenda porque esse conto é verídico. Há alguns anos, de fato, foi capturado esse animal por lá e após o ocorrido, ainda houve outras identificações, no entanto, desde 2015 não há mais resquícios de jacaré no local.
É uma história bastante famosa que rendeu uma homenagem ao bicho, uma estátua de jacaré foi inserida no parque como fato histórico da região.
4. Capital que se importa com a ecologia
Se você aprecia a natureza, essa é uma das curiosidades de Curitiba que mais irá chamar sua atenção. Rodeada por sua ampla vegetação, a capital ganhou esse título de capital ecológica, além de ser consolidada como uma das cidades mais sustentáveis no que diz respeito ao meio ambiente.
5. Túneis subterrâneos como esconderijo de tesouros
Outra peculiaridade da cidade é a história por trás de túneis subterrâneos espalhados pela cidade, especialmente no Centro e no bairro Mercês. Esses túneis são conhecidos por sua participação indireta na Primeira Guerra Mundial.
Foi revelado que durante esse período, os túneis funcionavam como uma esconderijo, cujo, eram guardadas coisas valiosas, como tesouros e documentos. Além disso, correspondiam a passagens de imigrantes que, por algum motivo, precisavam fugir se houvesse algum imprevisto, bem como a invasão.
6. O primeiro calçadão foi construído em Curitiba
Engana-se quem pensa que o primeiro calçadão a ser construído no Brasil foi no Rio de Janeiro, por conta de sua popularidade. Em 1972, foi executado o projeto do famoso calçadão na Rua XV e pela sua exclusividade pioneira, foi considerado uma tendência inovadora que logo se espalhou para as demais localidades.
7. Culinária italiana homenageada no bairro de Curitiba
Por conta da grande imigração estrangeira que Curitiba recebeu, em especial, os italianos, o bairro da Santa Felicidade foi o local onde famílias italianas se instalaram pela primeira vez. Isso ocorreu em meados de 1880, a partir disso, se deu origem desse bairro que, atualmente, é composto por diversos restaurantes e vinílicos que mantêm tradições italianas.
8. O teatro de arames
A cidade costuma sempre surpreender turistas de todo lugar! Não é por acaso que a gloriosa capital abriga a Ópera de Arame, que consiste em um teatro construído por vidros, estruturas metálicas, tubo de aço e cobertura elaborada por placas transparentes de policarbonato, tudo isso foi feito em 75 dias! É uma estrutura que faz alusão a construção feita de arame, e, é justamente por isso que o espaço possui esse nome.
O espaço ganhou popularidade mundial quando foi inaugurado dia 18 de março de 1992 com a apresentação da peça do autor inglês William Shakespeare, chamada “Sonho de Uma Noite de Verão”. A partir disso, o espetáculo deu o primeiro passo para o 1° Festival de Teatro de Curitiba.
Embora o local tenha passado por grande revitalização, o Ópera de Arame, atualmente, é localizado no “Parque das Pedreiras”, que fica aberto de terça a domingo. Vale a pena visitar!
9. A primeira universidade do Brasil
E não para por aí a forma primordial de obras construídas em Curitiba! A capital paranaense é intitulada a primeira cidade a implantar uma universidade em seu espaço. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga do Brasil e teve sua fundação oficialmente inaugurada em 1912.
10. O prédio que gira
Durante este conteúdo, já vimos duas curiosidades em que Curitiba é pioneira em alguma construção, certo? Então, acrescente mais uma para a lista! Estamos falando do primeiro edifício giratório do mundo. Ele está situado no Ecoville, próximo ao Park Shopping Barigui, seu nome é Suíte Vollard.
Sua infraestrutura é composta por 11 apartamentos que podem girar até 360°. Certamente, na época em que foi construído foi uma novidade. Contudo, houve muitas controvérsias sobre sua característica de giro. Sendo assim, acabou caindo no desinteresse da população e não fez tanto sucesso quanto deveria.
Baseado na frustração, foi o único prédio construído com essa peculiaridade de girar. Mas, se você tem alguma dúvida sobre ele girar ou não, podemos te afirmar que é verdade. Ele gira!
E aí, achou que as capivaras seriam a única curiosidade desta cidade? Curitiba tem muito mais a mostrar e oferecer tanto para os turistas, quanto para os moradores. Se você é mais uma daquelas pessoas que gostam de conhecer cada cantinho extraordinário desse país, recomendamos que comece por Curitiba, de antemão, podemos te certificar que você não vai se arrepender!
- Artigo Anterior Primavera em Curitiba: como desfrutar da estação?
- Próximo Artigo Jardim Social: história, cultura e vida cotidiana