Se você pretende morar em Curitiba, mas possui algumas inseguranças de como alugar o primeiro apartamento, este post foi elaborado para te ajudar! Nesse processo é comum que “inquilinos de primeira viagem” encontrem algumas dificuldades sobre a localidade, preço, burocracia, entre outras questões.
Isso pode ser até mesmo perigoso, pois, quando você não possui uma certa experiência sobre determinados assuntos, pode correr o risco de sofrer alguns golpes. Portanto, continue a leitura deste conteúdo, conferindo nossas dicas para tirar todas as suas dúvidas.
1. Analise melhor a localização
Assim como qualquer localidade, para alugar um apartamento em Curitiba, é necessário considerar alguns aspectos, principalmente no que diz respeito ao bairro. Avalie fatores como:
- Aluguel: você precisa saber se o preço cabe em seu orçamento esse a opção é realmente viável, considerando as vantagens do imóvel;
- Infraestrutura: o que o bairro tem a oferecer? Relacione esse quesito com serviços que você irá precisar, como comércio, supermercado, farmácia, academia, além da adaptação com a cultura local e lazer. Tudo isso deve fazer parte da sua decisão;
- Proximidade: por fim, e não menos importante, você precisa pensar na distância do imóvel alugado para os locais que irá frequentar, como trabalho, universidade, entre outros. Afinal, tendo o veículo próprio ou não, morar muito distante dos locais que fazem parte de sua rotina, pode te deixar no vermelho no final do mês, não é mesmo?
2. Planeje-se financeiramente
Após escolher a localização, chegou o momento do planejamento financeiro. Esse que, por sua vez, deve estar alinhado ao orçamento da sua nova fase de vida.
De antemão, você irá lidar com boletos variados, incluindo energia, internet, água e todas alternativas que fazem parte do seu cotidiano e envolvem custos. Para que nada saia do controle, sempre tenha um “caixa dois”, ou seja, uma reserva financeira caso ocorra algum imprevisto.
“Antes de tudo, a gente deve se organizar para depois tomar a decisão de alugar o primeiro apartamento. Isso porque é necessário avaliar quais as despesas que o indivíduo possui e quais as fontes de receita. Após se comprometer com o aluguel, terá mais uma responsabilidade e passa a viver em uma nova realidade”, explica a educadora financeira, Lorena Milaneze.
Atualmente você pode encontrar locais que dão possibilidade de exercer suas atividades físicas ou até mesmo culturais, gratuitamente. Vale a pena considerar isso, já que você pode economizar, sem mudar os seus hábitos diários.
3. Faça visitas aos imóveis do local escolhido
Fazer uma pesquisa sobre o apartamento mais adequado para você é algo imprescindível. É preciso escolher entre os modelos: studio, kitnet ou apartamento de 1 ou 2 quartos. Outra alternativa para alugar um apartamento em Curitiba são os imóveis mobiliados.
Além disso, escolha períodos do dia para fazer visitas e busque informações através dos moradores da localidade para que você tenha conhecimento do ambiente que irá viver, envolvendo a segurança, barulho, entre outras questões relevantes para você.
Também não deixe de observar os pequenos detalhes da infraestrutura do apartamento que irá morar. Particularidades como, conservação da construção, infiltrações, ventilações, eletricidade, hidráulica e segurança geral do imóvel.
4. Fique de olho na documentação exigida
Após ter feito sua escolha atente-se sobre a acessibilidade da documentação exigida para a aprovação do cadastro. Entre os documentos que geralmente são exigidos, estão:
- Documento de identificação com foto;
- CPF;
- Comprovante de renda (3 vezes o valor do aluguel).
Não esqueça de definir o tipo de garantia locatícia mais viável para você, já que, atualmente, existem opções além do tradicional fiado. Caso você não tenha um fiador, considere as seguintes alternativas:
Seguro fiança
Esse produto é oferecido por seguradoras o seu preço comum de mercado, é correspondente ao valor de um aluguel e meio. Como vantagem, você consegue um suporte imediato, caso enfrente dificuldades financeiras. Por outro lado, esse valor não é devolvido ao final do contrato se você não o tiver utilizado.
Depósito caução
Nesta opção, você pode fazer um depósito de valor correspondente a três aluguéis. esse dinheiro deve ser sacado pelo proprietário em caso de inadimplência. Entretanto, se você costuma pagar os seus aluguéis corretamente, poderá receber esse valor ao término do contrato.
5. Estude o contrato
Para que você tenha mais segurança sobre o seu aluguel, certifique-se que o contrato de aluguel está de acordo com a Lei das Locações (N° 8245/1991) e avalie se tudo que está na legislação está sendo cumprido. A importância de estudar o contrato, se dá para que você entenda as exigências legislativas e os seus direitos.
Por exemplo, suponha que durante o prazo estipulado para a duração do contrato, você não poderá reaver o imóvel. Dessa forma, você pode devolvê-lo pagando a multa proporcional ao tempo estipulado ou a quantia que for judicialmente estabelecida.
Outro ponto a ser analisado são as manutenções internas, sobre fundos de reservas e outras situações, isso é interessante para que você não seja surpreendido com algum imprevisto.
6. Se atente aos reajustes
De acordo com a lei do inquilinato, o aluguel deve ser reajustado ao menos uma vez no ano, sempre na data em que ele foi assinado, apesar desse reajuste ser de responsabilidade do locador e ele que precisa definir, você pode fazer sugestões de uma negociação caso seja necessário.
7. Contrate uma imobiliária de confiança
Chegando ao final deste conteúdo, você já terá o conhecimento do que fazer para alugar um apartamento em Curitiba. No entanto, você sabia que todo esse processo pode se tornar mais fácil com ajuda de um especialista?
Sim! Isso pode acontecer, escolhendo uma imobiliária de confiança. Através dela você contará com ajuda de profissionais experientes que irão te mostrar uma série de opções.
Além disso, todo o processo burocrático será por conta da imobiliária e você terá a garantia de recorrer judicialmente, caso algo não saia como planejado. E então, está pronto para mudança? Acesse o site da Especiale Imóveis e tenha todo o suporte no aluguel de apartamentos em Curitiba.
- Artigo Anterior Primavera em Curitiba: como desfrutar da estação?
- Próximo Artigo Jardim Social: história, cultura e vida cotidiana