entenda-a-importancia-da-imobiliaria-na-locacao-do-imovel

Quando fala-se sobre a importância da imobiliária para locação de imóvel, é comum que o assunto rende diversas críticas e conceitos estereotipados sobre ser relevante ou não.

Normalmente, as pessoas acreditam que irão gastar dinheiro à toa, sendo que eles podem fazer tudo sem a intermediação de uma imobiliária. Mas, será que isso é mesmo verídico? Bom, para falarmos sobre algo ser positivo ou negativo, precisamos ter uma experiência ou, no mínimo, conhecimento sobre, não é mesmo?

Então, podemos afirmar que a contratação de uma empresa especializada serve para que o processo de locação seja facilitado para ambas as partes, proprietários e inquilinos, bem como a resolução de possíveis problemas. Se você deseja saber mais, continue a leitura deste texto, que irá te apresentar a importância e as vantagens da imobiliária na intermediação. Confira!

Qual a função das imobiliárias no processo de locação?

De forma geral, a função principal de uma empresa especializada em locação é intermediar o relacionamento entre proprietário e inquilino. Junto a isso, você encontra segurança, comodidade e rapidez, além dos direitos e deveres de ambas as partes garantidos.

São aspectos que reforçam ainda mais a importância da imobiliária de locação, já que você terá no contrato a previsão e regulamentação de todas possíveis eventualidades associadas à locação, que engloba todo o processo da entrada até a saída do imóvel. E, claro, todas as cláusulas estão de acordo com a lei do inquilinato.

Hoje, no Brasil, conforme o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), existem mais de 40 mil unidades imobiliárias. Portanto, em meio a tantas opções, é importante fazer uma pesquisa das empresas que mais te passam confiança e atende às suas necessidades. Dito isso, confira as vantagens da imobiliária na intermediação.

Benefícios de alugar através de uma imobiliária

Mais aproximação entre as partes

A intermediação não significa seu afastamento do processo, ao contrário, quando você contrata uma imobiliária, ela encontrará rapidamente um imóvel que esteja em concordância com as características informadas e vice-versa.

Aqui, você precisa considerar que a empresa mantém contato constante com clientes diversificados. Se você deseja encontrar o imóvel para morar, os profissionais irão atuar na busca pelas ofertas que caibam no seu orçamento, bem como o perfil de imóvel que você procura. Assim, não será necessário fazer inúmeras visitas até que você encontre o que procura.

Por outro lado, se você pretende colocar seu imóvel para alugar, não será diferente. A imobiliária irá cuidar de todo o processo da compatibilidade com cliente que busca por um imóvel com as características do seu.

Divulgação

  • “É preciso apenas postar em minhas redes sociais que encontro inquilino”;
  • “Basta acessar minhas redes sociais que apresentam diversos imóveis”.

Essas frases são bastante comuns entre proprietários e inquilinos.

Bom, à primeira vista, parece tudo positivo. Afinal, ninguém terá gastos com isso, certo? No entanto, você deve saber que as redes sociais, apesar de serem bastante funcionais em alguns aspectos, também é um local que pode haver muitas fraudes.

Ou seja, você está vulnerável a passar por maus bocados ou até investir em um local muito desagradável, quando seu objetivo é economizar mais. Então, a melhor forma de se livrar desse tipo de complicação é entregando o imóvel para a gestão imobiliária divulgá-lo para possíveis interessados.

entenda-a-importancia-da-imobiliaria-na-locacao-do-imovel

Além disso, os imóveis também adquirem uma placa de sinalização que indica a disponibilidade, telefone para contato, ampliando a possibilidade de negócios. Sem falar que as imobiliárias costumam ter um engajamento muito grande.

Se seu caso é encontrar um local para morar, basta apenas citar as características que atendem às suas necessidades para a equipe buscar desde as preferências de localização, valores, até questões relacionadas à segurança. Você só tem a ganhar!

Controle financeiro

Quando o proprietário decide alugar por conta própria, é necessário fazer todo um controle das finanças, incluindo, recebimentos, cobranças, repasses, reajustes e toda a burocracia que envolve o processo.

O controle financeiro não só demanda muito tempo, quanto corre o risco de ser feito de forma incorreta, acarretando prejuízos. Mas, uma das vantagens da imobiliária na intermediação, é a facilidade em desenvolver esse processo, evitando inadimplência tanto para o proprietário quanto para o inquilino, visto que ambos são informados de suas responsabilidades e cobrados corretamente.

Análise para cadastros

Em todo contrato com as imobiliárias, os candidatos são obrigados a apresentar uma série de documentos e passar por uma análise cadastral.

E isso não dificulta o processo, apenas leva mais segurança, avaliando a legalidade dos documentos apresentados para o inquilino, que caso não tenha nenhuma restrição legal, o contrato é feito através da legislação vigente. Algo bastante necessário para evitar problemas de inadimplência e realizar um contrato sem brechas para complicações futuras.

Consultoria durante toda locação

Esse é um fator de extrema importância, já que evita problemas decorrentes de serviços ou reparos mal prestados na manutenção prevista no prédio. Afinal, a imobiliária pode oferecer indicação de profissionais mais adequados para cada situação.

E, claro, ocorre durante todo o processo de vigência do contrato, onde a empresa atua como uma central para suporte de ambas as partes, dúvidas e resolução de eventuais problemas. Além disso, algumas imobiliárias disponibilizam uma equipe de manutenção para acelerar reparos e outros serviços que o imóvel pode precisar.

Renovação e rescisão do contrato

Normalmente, os contratos determinados por imobiliárias têm maior durabilidade, com maior permanência do inquilino no imóvel. Isso é importante porque evita problemas oriundos da rotatividade de inquilinos e constitui menos transtorno para os proprietários.

Quando são feitas renovações do contrato de locação, as imobiliárias reavaliam o imóvel propondo-se a possíveis reajustes do valor do aluguel. Dessa forma, o locatário segue pagando um preço justo pelo uso do imóvel.

Através de negociações, é possível firmar a permanência do inquilino e também valorizar corretamente o patrimônio do locador. Ao finalizar o contrato, a imobiliária ainda auxilia inquilinos e proprietários a encerrarem a relação de forma harmoniosa, destacando direitos e deveres.

Após saber as vantagens da imobiliária na intermediação, é notável a sua importância para processos mais tranquilos para locatários e proprietários. Entre em contato com a Especiale Imóveis a fim de evitar contratempos e encontrar as soluções mais vantajosas em imóveis em Curitiba.